Frísia em história em quadrinhos .
AUTORA
Professora Joceléia Iaros dos Santos, quarto ano B
A atividade começou com o vídeo do projeto Vamos Ler em parceria com Frísia logo após a leitura da história em quadrinhos Aventura de Isa e o Início da Cooperativa Frísia. Por meio da HQ, os alunos conheceram a história de Vila Velha e compreenderam a importância do Parque Histórico de Carambeí, um espaço que preserva grande parte da memória da cooperativa e mostra sua evolução ao longo do tempo. A leitura despertou curiosidade sobre a formação da comunidade, o trabalho dos imigrantes e o desenvolvimento das atividades agrícolas na região.
Após o estudo inicial, os alunos receberam a missão de investigar de onde vêm os alimentos que chegam à mesa das famílias. Cada estudante, com o apoio da família, deveria explorar a origem de um produto do dia a dia e registrar suas descobertas em vídeo.
O aluno Edinelson, acompanhado de sua mãe, visitou uma lavoura de soja. Eles explicaram como o grão é cultivado e mostraram sua importância na produção de diversos produtos, especialmente o óleo de cozinha, destacando o processo desde a plantação até a industrialização.
Já a aluna Maria Clara e seu pai gravaram um vídeo mostrando como o leite chega ao mercado. A dupla apresentou as etapas de ordenha, armazenamento e transporte, destacando os cuidados necessários para garantir a qualidade do produto até chegar às prateleiras.
A atividade permitiu que os alunos relacionassem o conteúdo histórico da cooperativa com a prática agrícola atual, aproximando-os da realidade do campo e valorizando o trabalho das famílias produtoras. Foi um momento de aprendizagem significativa, envolvendo leitura, pesquisa, participação familiar e compreensão do caminho que os alimentos percorrem até o consumidor.
Professora Joceléia Iaros dos Santos, quarto ano B
A atividade começou com o vídeo do projeto Vamos Ler em parceria com Frísia logo após a leitura da história em quadrinhos Aventura de Isa e o Início da Cooperativa Frísia. Por meio da HQ, os alunos conheceram a história de Vila Velha e compreenderam a importância do Parque Histórico de Carambeí, um espaço que preserva grande parte da memória da cooperativa e mostra sua evolução ao longo do tempo. A leitura despertou curiosidade sobre a formação da comunidade, o trabalho dos imigrantes e o desenvolvimento das atividades agrícolas na região.
Após o estudo inicial, os alunos receberam a missão de investigar de onde vêm os alimentos que chegam à mesa das famílias. Cada estudante, com o apoio da família, deveria explorar a origem de um produto do dia a dia e registrar suas descobertas em vídeo.
O aluno Edinelson, acompanhado de sua mãe, visitou uma lavoura de soja. Eles explicaram como o grão é cultivado e mostraram sua importância na produção de diversos produtos, especialmente o óleo de cozinha, destacando o processo desde a plantação até a industrialização.
Já a aluna Maria Clara e seu pai gravaram um vídeo mostrando como o leite chega ao mercado. A dupla apresentou as etapas de ordenha, armazenamento e transporte, destacando os cuidados necessários para garantir a qualidade do produto até chegar às prateleiras.
A atividade permitiu que os alunos relacionassem o conteúdo histórico da cooperativa com a prática agrícola atual, aproximando-os da realidade do campo e valorizando o trabalho das famílias produtoras. Foi um momento de aprendizagem significativa, envolvendo leitura, pesquisa, participação familiar e compreensão do caminho que os alimentos percorrem até o consumidor.







Comentários
Postar um comentário