Pequenos Cidadãos, Grandes Ideias: O Respeito no Transporte Público pelos Alunos do 4º Ano B
AUTORA
Professora Joceléia Iaros dos Santos, quarto ano B
Os alunos do 4º ano B da Escola Estação do Tronco embarcaram em uma experiência educativa transformadora ao refletirem sobre a mobilidade urbana sob uma ótica muito especial: o respeito no transporte público, com ênfase no uso correto dos assentos prioritários.
A iniciativa partiu da professora Joceléia, que a partir dos materiais fornecidos pelo jornal Vamos Ler em parceria com a VCG, que retrata de forma clara e sensível a rotina de usuários de ônibus e a importância de atitudes cidadãs no dia a dia coletivo.E a importância do uso do transporte coletivo. O material audiovisual serviu como ponto de partida para reflexões profundas sobre empatia, responsabilidade e convivência urbana.
A partir desse estímulo, os alunos passaram a interpretar o cotidiano dos passageiros, observando e discutindo quem tem direito aos assentos prioritários — como idosos, gestantes, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida — e por que é essencial garantir esse respeito.
Com criatividade e olhar atento, as crianças produziram vídeos autorais encenando situações reais e ideais dentro dos ônibus, propondo atitudes positivas, como ceder o lugar, ser gentil, respeitar o espaço do outro e colaborar com o bem-estar coletivo.
Além de promover o entendimento da mobilidade urbana, o projeto também desenvolveu nos estudantes habilidades essenciais como trabalho em equipe, expressão corporal, produção audiovisual, escuta ativa e senso de cidadania.
"Eu aprendi que, mesmo sendo criança, posso ajudar a deixar a cidade melhor só com atitudes simples", contou Lívia , aluna do 4º ano B. "Ceder o lugar no ônibus pode mudar o dia de alguém."
A culminância da atividade foi marcada pela apresentação dos vídeos em sala, criando um espaço de troca e reconhecimento mútuo. Com essa proposta, a professora Joceléia fortaleceu o compromisso da escola com uma educação cidadã, ética e humanizadora, preparando os alunos não só para o futuro, mas para serem agentes de transformação desde agora.
O projeto do 4º ano B nos convida a repensar nossos hábitos e a valorizar o papel de cada um na construção de uma cidade mais justa, respeitosa e acolhedora para todos — começando por algo simples, mas poderoso: o respeito dentro do ônibus.
Professora Joceléia Iaros dos Santos, quarto ano B
Os alunos do 4º ano B da Escola Estação do Tronco embarcaram em uma experiência educativa transformadora ao refletirem sobre a mobilidade urbana sob uma ótica muito especial: o respeito no transporte público, com ênfase no uso correto dos assentos prioritários.
A iniciativa partiu da professora Joceléia, que a partir dos materiais fornecidos pelo jornal Vamos Ler em parceria com a VCG, que retrata de forma clara e sensível a rotina de usuários de ônibus e a importância de atitudes cidadãs no dia a dia coletivo.E a importância do uso do transporte coletivo. O material audiovisual serviu como ponto de partida para reflexões profundas sobre empatia, responsabilidade e convivência urbana.
A partir desse estímulo, os alunos passaram a interpretar o cotidiano dos passageiros, observando e discutindo quem tem direito aos assentos prioritários — como idosos, gestantes, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida — e por que é essencial garantir esse respeito.
Com criatividade e olhar atento, as crianças produziram vídeos autorais encenando situações reais e ideais dentro dos ônibus, propondo atitudes positivas, como ceder o lugar, ser gentil, respeitar o espaço do outro e colaborar com o bem-estar coletivo.
Além de promover o entendimento da mobilidade urbana, o projeto também desenvolveu nos estudantes habilidades essenciais como trabalho em equipe, expressão corporal, produção audiovisual, escuta ativa e senso de cidadania.
"Eu aprendi que, mesmo sendo criança, posso ajudar a deixar a cidade melhor só com atitudes simples", contou Lívia , aluna do 4º ano B. "Ceder o lugar no ônibus pode mudar o dia de alguém."
A culminância da atividade foi marcada pela apresentação dos vídeos em sala, criando um espaço de troca e reconhecimento mútuo. Com essa proposta, a professora Joceléia fortaleceu o compromisso da escola com uma educação cidadã, ética e humanizadora, preparando os alunos não só para o futuro, mas para serem agentes de transformação desde agora.
O projeto do 4º ano B nos convida a repensar nossos hábitos e a valorizar o papel de cada um na construção de uma cidade mais justa, respeitosa e acolhedora para todos — começando por algo simples, mas poderoso: o respeito dentro do ônibus.
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