Dia da água - sequência de atividades interdisciplinar
AUTORA
Professora Joceleia Iaros, 4º ano A
Os alunos da turma do 4º A da escola municipal Estação do Tronco, participaram da comemoração do dia da água. Data muito importante para ser lembrada e destacar o uso da água de forma responsável. Realizamos uma aula produtiva e interdisciplinar.
Para nosso trabalho com o dia da água, relacionamos o tema com o projeto de leitura que os alunos estão participando, projeto esse, que conta com os contos clássicos como objeto de estudo. Para essa data buscou-se o conto “A água da vida” – um conto de fadas dos irmãos Grimm, para a introdução da aula. Feita a leitura do conto partimos para uma experiência de ciências, onde simulamos ambientes em garrafa pet com terra, pedras e plantas e pudemos verificar a passagem a água por esses elementos, verificamos que alguns funcionam como filtros e contenção de água. Também estudamos o ciclo da água, com a realização de atividade interativa com a formação de um disco representando as fases do ciclo da água. Para deixarmos nossa aula ainda mais divertida, os alunos puderam visualizar um vídeo em 3D sobre a importância da água para a vida na Terra, usando óculos VR BOX.
Para finalizar, partimos para o momento da arte, construindo um painel coletivo, nessa atividade cada aluno recebe uma parte do painel para colorir e no final reunimos as partes como um quebra-cabeça formando um belo painel.
Essas atividades tiveram apoio da professora da sala de recurso, que deu continuidade no trabalho com os alunos que frequentam a sala de recursos no contraturno, com a contação da história de uma gotinha e com a confecção de uma chuva de gotinhas destacando a importância da água para a vida.
Professora Joceleia Iaros, 4º ano A
Os alunos da turma do 4º A da escola municipal Estação do Tronco, participaram da comemoração do dia da água. Data muito importante para ser lembrada e destacar o uso da água de forma responsável. Realizamos uma aula produtiva e interdisciplinar.
Para nosso trabalho com o dia da água, relacionamos o tema com o projeto de leitura que os alunos estão participando, projeto esse, que conta com os contos clássicos como objeto de estudo. Para essa data buscou-se o conto “A água da vida” – um conto de fadas dos irmãos Grimm, para a introdução da aula. Feita a leitura do conto partimos para uma experiência de ciências, onde simulamos ambientes em garrafa pet com terra, pedras e plantas e pudemos verificar a passagem a água por esses elementos, verificamos que alguns funcionam como filtros e contenção de água. Também estudamos o ciclo da água, com a realização de atividade interativa com a formação de um disco representando as fases do ciclo da água. Para deixarmos nossa aula ainda mais divertida, os alunos puderam visualizar um vídeo em 3D sobre a importância da água para a vida na Terra, usando óculos VR BOX.
Para finalizar, partimos para o momento da arte, construindo um painel coletivo, nessa atividade cada aluno recebe uma parte do painel para colorir e no final reunimos as partes como um quebra-cabeça formando um belo painel.
Essas atividades tiveram apoio da professora da sala de recurso, que deu continuidade no trabalho com os alunos que frequentam a sala de recursos no contraturno, com a contação da história de uma gotinha e com a confecção de uma chuva de gotinhas destacando a importância da água para a vida.
Comentários
Postar um comentário