Visita fazenda Capão Alto

AUTOR
Professora Joceléia Iaros, quarto ano B

No mês de Abril, os alunos do 4º ano B da Escola Municipal de Estação do Tronco professora Leonor Martins Sanchez, tiveram a oportunidade de conhecer a fazenda Capão Alto em Castro, o lugar é patrimônio cultural e histórico da cidade. Essa visita faz parte do trabalho que estamos desenvolvendo em sala de aula, nas aulas de história, sobre os primeiros imigrantes de Castro.

Com a visitação os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história do lugar, sobre a escravização (visto que a fazenda traz relatos e ruinas da época da escravidão). Também conheceram a Exposição rodas do tempo que conta a história desde o tratado de Tordesilhas até os tempos atuais, em que a fazenda capão alto é patrimônio cultural do Paraná.

Na fazenda também há exposição de arqueologia, que conta com uma sala reservada para expor vestígios arqueológicos muito importante para o entendimento de como era a vida dos escravos na fazenda, como viviam, o que consumiam, o que produziam na época. Os alunos conheceram as ruinas da senzala, os cômodos da casa grande, assim como a trilha dos tropeiros que desce para o Rio Iapó. Finalizando nossa saída de campo, fizemos um delicioso piquenique ao ar livre.

Sem dúvidas foi uma experiência muito rica aos nossos estudantes, visto que conhecer a história de onde moramos, a história do nosso país, e como chegamos até aqui, é de extrema importância para a formação de cidadãos críticos e justos.















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem para as mulheres da escola

Aula temática contribuições dos povos indígenas