Aula temática contribuições dos povos indígenas

AUTORA
Professora Joceléia Iaros, quarto ano B

Os alunos do 4º ano B tiveram uma aula diferente e cheia de significado. Em homenagem ao dia dos povos indígenas, comemorado no mês de abril, trabalhamos a cultura indígena, a história e sua imensa contribuição.

Para esse trabalho, utilizamos a metodologia rotação por estação, onde os alunos trabalham em diferentes estações durante a aula.

Nossas estações foram organizadas da seguinte forma: estação 1 obras de escritores indígenas, nessa estação foram disponibilizados livros, contos e textos escritos por autores de origem indígena como Daniel Munduruku e Ailton Krenak, nessa estação os alunos tiveram a oportunidade de conhecer tais autores e ler suas obras. Estação 2, alimentos e utensílios indígenas, nessa estação os alunos tiveram contato com instrumentos, objetos e brinquedos característico dos povos indígenas e tiveram a oportunidade de degustar alguns alimentos como canjica, bolo de milho, diversos tipos de chás, pipoca entre outros. Na estação 3 tivemos a oficina de arte, onde os alunos confeccionaram o Kabuletê, um instrumento sonoro usado para espantar animais selvagens e que atualmente é usado em brincadeiras infantis.

Para o fechamento da nossa aula, realizamos uma roda de conversa, agora com a turma toda reunida, onde os alunos contaram suas percepções, o que mais gostaram de aprender, o que eles já conheciam e o que foi novidade. Por fim a professora leu um texto de Daniel Munduruku, que aborda de forma irreverente, as comemorações desta data.

A experiência foi extremamente proveitosa, pois foi possível abordar história, cultura, notícias como a de que Ailton Krenak agora é imortal da Academia Brasileira de Letras. Precisamos ressaltar as conquistas, a contribuições, a cultura dos povos indígenas.






































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem para as mulheres da escola