Inteligência Emocional na Escola Estação do Tronco
AUTORA
Professora Joceléia Iaros dos Santos, quarto ano B
No desenvolvimento do projeto “Vamos Ler”, em parceria com o IMM, os alunos da Escola Estação do Tronco, orientados pela professora Joceléia Iaros,iniciaram em um tema fundamental para a formação integral: inteligência emocional.
A aula teve início com uma roda de conversa sobre sentimentos, emoções e a importância de saber reconhecê-los e regulá-los no dia a dia. De forma lúdica e acessível, os alunos foram levados a refletir sobre como suas emoções influenciam suas atitudes, relações e até mesmo a forma como aprendem.
Após esse momento de escuta e reflexão, os estudantes participaram de um exercício de respiração guiada, aprendendo na prática uma técnica simples e eficaz para acalmar a mente e o corpo. A atividade trouxe momentos de concentração, tranquilidade e conexão com o próprio interior, algo essencial para o desenvolvimento da empatia e do autocuidado.
Em seguida, assistimos o filme Divertidamente no qual mostra uma menina aprendendo a controlar suas emoções. Então foi sugerido criar um “Diário das Emoções”. O diário será um espaço pessoal onde, ao final de cada aula, cada criança registrará qual foi a emoção mais marcante do dia e como ela se sentiu ao vivenciá-la.
Essa proposta não apenas incentivou a escrita assim como a expressão pessoal, mas também promoveu a escuta interna e o autoconhecimento, aspectos fundamentais para o crescimento emocional e social das crianças.
O projeto segue em andamento, fortalecendo o vínculo entre escola, aluno e comunidade, e reafirmando o compromisso da Escola Estação do Tronco com uma educação que valoriza o ser humano em todas as suas dimensões.
Professora Joceléia Iaros dos Santos, quarto ano B
No desenvolvimento do projeto “Vamos Ler”, em parceria com o IMM, os alunos da Escola Estação do Tronco, orientados pela professora Joceléia Iaros,iniciaram em um tema fundamental para a formação integral: inteligência emocional.
A aula teve início com uma roda de conversa sobre sentimentos, emoções e a importância de saber reconhecê-los e regulá-los no dia a dia. De forma lúdica e acessível, os alunos foram levados a refletir sobre como suas emoções influenciam suas atitudes, relações e até mesmo a forma como aprendem.
Após esse momento de escuta e reflexão, os estudantes participaram de um exercício de respiração guiada, aprendendo na prática uma técnica simples e eficaz para acalmar a mente e o corpo. A atividade trouxe momentos de concentração, tranquilidade e conexão com o próprio interior, algo essencial para o desenvolvimento da empatia e do autocuidado.
Em seguida, assistimos o filme Divertidamente no qual mostra uma menina aprendendo a controlar suas emoções. Então foi sugerido criar um “Diário das Emoções”. O diário será um espaço pessoal onde, ao final de cada aula, cada criança registrará qual foi a emoção mais marcante do dia e como ela se sentiu ao vivenciá-la.
Essa proposta não apenas incentivou a escrita assim como a expressão pessoal, mas também promoveu a escuta interna e o autoconhecimento, aspectos fundamentais para o crescimento emocional e social das crianças.
O projeto segue em andamento, fortalecendo o vínculo entre escola, aluno e comunidade, e reafirmando o compromisso da Escola Estação do Tronco com uma educação que valoriza o ser humano em todas as suas dimensões.
Comentários
Postar um comentário