O 4º ano B exploram as diferenças entre jornais online e impressos
AUTORA
Professora Joceléia Iaros dos Santos, quarto ano B
Durante as aulas, o 4º ano B, com a orientação da professora Joceléia, realizaram um estudo muito interessante sobre os diferentes tipos de jornal: o impresso e o online. A atividade teve como objetivo mostrar aos alunos como a forma de ler notícias mudou com o tempo, com a chegada da internet e das novas tecnologias.
Os alunos observaram que o jornal impresso é feito de papel, precisa ser comprado ou assinado, e traz as notícias do dia anterior e manusearam exemplares de jornais impressos, observando a estrutura, as seções (como capa, esportes, cultura, classificados) e a linguagem formal utilizada nas notícias. Eles se mostraram curiosos com o cheiro da tinta, o tamanho das páginas e até com as imagens em preto e branco.
Na, vez de conhecer o jornal online. Com o apoio do laboratório de informática, a turma acessou sites de notícias do jornal a A REDE e eles perceberam que o jornal online é mais dinâmico, com notícias atualizadas em tempo real, vídeos, áudios e a possibilidade de interação, como comentários e enquetes. Muitos alunos se surpreenderam ao descobrir que podem ler notícias gratuitamente e com apenas alguns cliques.
Além da observação prática, a turma construiu um quadro comparativo com as semelhanças e diferenças entre os dois tipos de jornal. Debateram sobre vantagens e desvantagens de cada formato, refletindo sobre o impacto das novas tecnologias e a importância de verificar se uma notícia é verdadeira.
Para finalizar o projeto, cada aluno escreveu uma pequena notícia inspirada no estilo jornalístico e compartilhou com os colegas, vivenciando na prática como é ser um pequeno repórter!
Foi uma experiência muito rica de aprendizagem, despertando o senso crítico e a curiosidade das
crianças sobre o mundo da comunicação!
Professora Joceléia Iaros dos Santos, quarto ano B
Durante as aulas, o 4º ano B, com a orientação da professora Joceléia, realizaram um estudo muito interessante sobre os diferentes tipos de jornal: o impresso e o online. A atividade teve como objetivo mostrar aos alunos como a forma de ler notícias mudou com o tempo, com a chegada da internet e das novas tecnologias.
Os alunos observaram que o jornal impresso é feito de papel, precisa ser comprado ou assinado, e traz as notícias do dia anterior e manusearam exemplares de jornais impressos, observando a estrutura, as seções (como capa, esportes, cultura, classificados) e a linguagem formal utilizada nas notícias. Eles se mostraram curiosos com o cheiro da tinta, o tamanho das páginas e até com as imagens em preto e branco.
Na, vez de conhecer o jornal online. Com o apoio do laboratório de informática, a turma acessou sites de notícias do jornal a A REDE e eles perceberam que o jornal online é mais dinâmico, com notícias atualizadas em tempo real, vídeos, áudios e a possibilidade de interação, como comentários e enquetes. Muitos alunos se surpreenderam ao descobrir que podem ler notícias gratuitamente e com apenas alguns cliques.
Além da observação prática, a turma construiu um quadro comparativo com as semelhanças e diferenças entre os dois tipos de jornal. Debateram sobre vantagens e desvantagens de cada formato, refletindo sobre o impacto das novas tecnologias e a importância de verificar se uma notícia é verdadeira.
Para finalizar o projeto, cada aluno escreveu uma pequena notícia inspirada no estilo jornalístico e compartilhou com os colegas, vivenciando na prática como é ser um pequeno repórter!
Foi uma experiência muito rica de aprendizagem, despertando o senso crítico e a curiosidade das
crianças sobre o mundo da comunicação!
Comentários
Postar um comentário