Mostrando respeito aos povos indígenas

AUTORA
Professora Joceléia Iaros dos Santos, quarto ano B

Os alunos do quarto ano B da Escola Municipal de Estação do Tronco, sob a orientação da professora Joceléia Iaros, realizaram uma aula temática sobre as contribuições dos povos indígenas. O projeto foi desenvolvido de forma colaborativa pelos estudantes, com o auxílio da professora, e teve como foco a valorização da cultura indígena, sua história e as contribuições imensuráveis desses povos.

Para tornar a experiência mais dinâmica e envolvente, os alunos utilizaram a metodologia de “rotação por estação”. A turma foi dividida em grupos e, ao longo da aula, passou por diferentes estações de aprendizado. A primeira estação foi dedicada à literatura indígena, onde os estudantes tiveram acesso a obras e textos de autores indígenas renomados, como Daniel Munduruku e Ailton Krenak. Nessa etapa, puderam conhecer as produções desses escritores, ampliando sua compreensão sobre as diversas realidades e visões de mundo dos povos indígenas.

Na segunda estação, o tema foi alimentação e utensílios tradicionais. Os alunos tiveram a oportunidade de manusear objetos e brinquedos típicos das culturas indígenas, além de degustar pratos como canjica, bolo de milho, diferentes tipos de chás e pipocas. Foi um momento de vivência cultural que permitiu aos alunos uma imersão nos costumes alimentares desses povos.

A terceira estação envolveu uma oficina de arte, onde os alunos confeccionaram a turma do kabuletê, um instrumento sonoro tradicional usado para espantar animais selvagens, que atualmente também é utilizado em brincadeiras infantis. Durante essa atividade, os estudantes puderam aprender, de forma prática e criativa, sobre os elementos culturais indígenas.

Ao final da aula, a turma se reuniu aonde realizaram algumas receitas da culinária indígena e distribuíram provas para os funcionários e professores , compartilhando suas percepções sobre o que aprenderam, e colocando em prática um pouco do aprendizado. A professora Joceléia também leu um texto de Daniel Munduruku, que abordava de maneira irreverente as comemorações dessa data.

Para todos , a experiência foi extremamente enriquecedora, pois possibilitou uma abordagem completa sobre a história, cultura e as contribuições dos povos indígenas.









































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula temática contribuições dos povos indígenas

Homenagem para as mulheres da escola