Aula temática contribuições dos povos indígenas
AUTORA
Professora Joceléia Iaros, quarto ano B
Os alunos do 4º ano B tiveram uma aula diferente e cheia de significado. Em homenagem ao dia dos povos indígenas, comemorado no mês de abril, trabalhamos a cultura indígena, a história e sua imensa contribuição.
Para esse trabalho, utilizamos a metodologia rotação por estação, onde os alunos trabalham em diferentes estações durante a aula.
Nossas estações foram organizadas da seguinte forma: estação 1 obras de escritores indígenas, nessa estação foram disponibilizados livros, contos e textos escritos por autores de origem indígena como Daniel Munduruku e Ailton Krenak, nessa estação os alunos tiveram a oportunidade de conhecer tais autores e ler suas obras. Estação 2, alimentos e utensílios indígenas, nessa estação os alunos tiveram contato com instrumentos, objetos e brinquedos característico dos povos indígenas e tiveram a oportunidade de degustar alguns alimentos como canjica, bolo de milho, diversos tipos de chás, pipoca entre outros. Na estação 3 tivemos a oficina de arte, onde os alunos confeccionaram o Kabuletê, um instrumento sonoro usado para espantar animais selvagens e que atualmente é usado em brincadeiras infantis.
Para o fechamento da nossa aula, realizamos uma roda de conversa, agora com a turma toda reunida, onde os alunos contaram suas percepções, o que mais gostaram de aprender, o que eles já conheciam e o que foi novidade. Por fim a professora leu um texto de Daniel Munduruku, que aborda de forma irreverente, as comemorações desta data.
A experiência foi extremamente proveitosa, pois foi possível abordar história, cultura, notícias como a de que Ailton Krenak agora é imortal da Academia Brasileira de Letras. Precisamos ressaltar as conquistas, a contribuições, a cultura dos povos indígenas.
Professora Joceléia Iaros, quarto ano B
Os alunos do 4º ano B tiveram uma aula diferente e cheia de significado. Em homenagem ao dia dos povos indígenas, comemorado no mês de abril, trabalhamos a cultura indígena, a história e sua imensa contribuição.
Para esse trabalho, utilizamos a metodologia rotação por estação, onde os alunos trabalham em diferentes estações durante a aula.
Nossas estações foram organizadas da seguinte forma: estação 1 obras de escritores indígenas, nessa estação foram disponibilizados livros, contos e textos escritos por autores de origem indígena como Daniel Munduruku e Ailton Krenak, nessa estação os alunos tiveram a oportunidade de conhecer tais autores e ler suas obras. Estação 2, alimentos e utensílios indígenas, nessa estação os alunos tiveram contato com instrumentos, objetos e brinquedos característico dos povos indígenas e tiveram a oportunidade de degustar alguns alimentos como canjica, bolo de milho, diversos tipos de chás, pipoca entre outros. Na estação 3 tivemos a oficina de arte, onde os alunos confeccionaram o Kabuletê, um instrumento sonoro usado para espantar animais selvagens e que atualmente é usado em brincadeiras infantis.
Para o fechamento da nossa aula, realizamos uma roda de conversa, agora com a turma toda reunida, onde os alunos contaram suas percepções, o que mais gostaram de aprender, o que eles já conheciam e o que foi novidade. Por fim a professora leu um texto de Daniel Munduruku, que aborda de forma irreverente, as comemorações desta data.
A experiência foi extremamente proveitosa, pois foi possível abordar história, cultura, notícias como a de que Ailton Krenak agora é imortal da Academia Brasileira de Letras. Precisamos ressaltar as conquistas, a contribuições, a cultura dos povos indígenas.

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

Comentários
Postar um comentário